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Açúcar de Coco

açúcar de coco

O açúcar de coco é a nova moda para quem quer emagrecer. Mas será que ele é mesmo uma escolha mais saudável? Este açúcar é feito do extrato das flores da palma de coco, e não é processado.

O açúcar de coco se tornou popular por promover baixo índice glicêmico (IG) –o que significa que o açúcar presente no alimento vai lentamente para a corrente sanguínea, explica a nutricionista Angela Bersch, do Hcor (Hospital do Coração). “Um alimento considerado de baixo IG é aquele com glicose menor que 55mg. O IG do açúcar de coco, por exemplo, é de 35mg. Já o do açúcar comum é 68mg.”

Os picos de açúcar estão associados a ocorrência de diabetes e ao chamado efeito rebote, segundo nutricionistas. Em resposta à alta do açúcar no sangue, o pâncreas produz grande quantidade de insulina e o alimento é digerido rapidamente. Comidas com baixo índice glicêmico reduziriam os níveis de glicose no sangue.

Para Bersch, essa dieta traz benefícios como redução do colesterol sintetizado pelo fígado e a diminuição dos níveis de ácido úrico. “Cerca de 100g do produto tem, aproximadamente, 50kcal a menos que a mesma quantidade de açúcar refinado [398 kcal]”. A nutricionista lembra, no entanto, que a recomendação de consumo de açúcar diário da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de entre 25g e 50g por dia (incluído o açúcar de bebidas e de comidas). Uma colher de sopa corresponde a 25g.

Entre os refinados e os orgânicos

Os açúcares vendidos no mercado são muito diferentes entre si. Os brancos são os refinados e os escuros os menos refinados. O refinamento é a introdução de produtos químicos para produção de um produto mais claro e fino. O açúcar mascavo e o demerara são mais escuros por não passarem por esse processo e com isso preservam mais o gosto da cana-de-açúcar. Com o refinamento, o açúcar perde os nutrientes e passa a oferecer apenas calorias.

Os orgânicos não utilizam nenhum produto químico, desde o plantio até a indústria. O light é a mistura do açúcar com adoçante e por isso, tem o gosto totalmente diferente dos demais. Já o açúcar de frutose é encontrado em frutas e vegetais.

Por que substituir o açúcar refinado?

Patricia Davidson explica que o açúcar branco perde todos os seus nutrientes durante o processamento, por isso é um poderoso vilão de qualquer dieta. “Ele aumenta rapidamente o índice glicêmico no sangue e também pode causar danos ao nosso organismo”. De acordo com os nutricionistas, o açúcar refinado contém aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes, danosos à saúde. Por isso, segundo os especialistas, ele pode e deve ser substituído na mesma proporção pelo açúcar de coco, que possui diversos nutrientes e, como é extraído de forma natural, não conta com as mesmas substâncias danosas.

Fonte:

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/05/05/acucar-de-coco-e-mesmo-a-melhor-escolha-para-a-saude.htm

http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/03/acucar-de-coco-especialistas-falam-dos-beneficios-do-ingrediente.html