Home » Artigos » Açúcar Mascavo

Açúcar Mascavo

Divulgação: Internet

Parece que não adianta tentar fugir dele. Açúcar faz mal à saúde, mas é difícil imaginar a vida sem seu sabor. Aquele bolo gostoso no fim de semana, aquela sobremesa preferida e o contraponto perfeito para o amargo do café. A gente dá duro para evitar ao máximo e colocar o mínimo de colherinhas, mas quando sente o doce na boca, se rende exatamente ao grande problema do açúcar: ele vicia.

O ideal seria liberar o paladar dessa substância que pouco oferece ao organismo. Fruto de um intenso processo de transformação, ao açúcar pouco resta da sua rica origem – a cana. O doce que nosso corpo precisa está presente nos próprios alimentos, principalmente nos cereais integrais como o arroz ou tubérculos como a batata-doce e a beterraba.

Mas, às vezes, parece mais forte do que a gente e, de repente, só mesmo o doce do açúcar resolve. Nessas horas, é melhor ter à mão soluções menos prejudiciais e que oferecem algum tipo de benefício ao organismo. “O açúcar mascavo é semirefinado, ou seja, uma versão mais integral dos cristais de açúcar da cana e, por isso, preserva ainda vitaminas e minerais que no branco e no demerara já não existem mais”, afirma a nutricionista Priscila Lese.

O que é mais saudável?

Açúcar mascavo natural é livre de qualquer toxina prejudicial quando processado como ácido fosfórico, ácido fórmico, dióxido de enxofre, conservantes ou quaisquer floculantes, surfactantes, agentes que causam inchaço ou modificadores de viscosidade. Açúcar ‘cru’ tem 11 calorias a cada 4 gramas. É rico em minerais naturais e vitaminas como ferro, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Como podemos ver, o açúcar mascavo é muito mais saudável que açúcar branco. Isso quer dizer que açúcar natural não engorda? Não exatamente.

Açúcar mascavo e o ganho de peso

Então se açúcar mascavo tem poucas calorias e nada de gordura, como o açúcar mascavo engorda?

Bem, a resposta está nos nutrientes que o açúcar mascavo não tem ao invés dos que ele tem. Por ter 3 gramas de açúcar e nada de fibras, açúcar mascavo é considerado um amido ruim. O açúcar mascavo engorda porque é fácil de quebrar e você tem 11 calorias por colher de chá sem nenhum valor nutricional.

A diferença entre o açúcar branco refinado e o mascavo é realmente que o refinado contém somente sacarose e é dessa forma somente fonte de energia. Mas o açúcar mascavo engorda mais ou menos que o refinado?

Na quantidade de 100 gramas de açúcar mascavo há aproximadamente 375 calorias. Já no açúcar branco, há cerca de 400 calorias. Pode-se dizer que dá no mesmo porque embora o açúcar mascavo tenha menos calorias quando comparado ao mesmo peso do açúcar refinado, normalmente as pessoas usam uma maior quantidade de açúcar mascavo para adoçar.

Mas quando de açúcar mascavo é considerado uma ‘quantidade limitada’?

Manter sua ingestão de açúcar a um mínimo não te fará engordar! De acordo com a Associação Americana do Coração, você deve consumir menos da metade do seu total de calorias diárias a partir de açúcar, incluindo açúcar mascavo. Para homens, isso quer dizer não mais que 150 calorias por dia, e 100 calorias para mulheres.

Se você está preocupado com a possibilidade do açúcar mascavo te fazer engordar, ingira a maior parte do seu açúcar de fontes naturais.

Perder peso com sucesso já requer que você corte alimentos altamente calóricos que oferecem pouco valor nutricional, muitos dos quais contêm quantidades desnecessárias de açúcar. Use açúcar mascavo raramente e apenas quando preciso.

Fonte:

http://www.bolsademulher.com/dieta/3830/beneficios-do-acucar-mascavo-razoes-para-abandonar-o-branco