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Arroz Integral

Arroz Integral

O arrroz (Oryza sativa) é um cereal de origem asiática bastante popular em todo o mundo. Ele é um dos constituintes básicos da dieta da grande maioria dos brasileiros. Dentre todas as variedades do grão, o uso na forma integral tem conquistado cada vez mais espaço no universo da culinária.

Arroz integral x Arroz branco polido

Do ponto de vista calórico, não existe tanta diferença entre o arroz integral e o arroz branco polido. Mas certamente, em termos de benefícios para a saúde sim.

O arroz nada mais é do que uma semente envolvida por uma casca. Como seu próprio nome sugere, o arroz integral é o grão íntegro: ele é obtido apenas pela remoção desse envoltório. Os grãos integrais são de cor amarela ou marrom-claro.

O arroz branco polido é o tipo de arroz mais consumido. Ele é gerado através do processo de polimento do arroz integral, isto é, da remoção da camada mais externa do grão (porção onde se concentra a maior parte das vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e fibras do grão). Logo, pode-se afirmar que o arroz integral é muito mais nutritivo que arroz branco comum.

Para que serve o arroz integral?

O arroz integral é um alimento muito nutritivo; é a variedade preferida por pessoas adeptas a um estilo de vida mais saudável. O grão integral é um ótimo acompanhante para vários tipos de prato e combina muito bem com o feijão. Ele também pode ser utilizado como ingrediente de saladas e de tantas outras receitas clássicas feitas com outros tipos de arroz: sushis, bolinhos de arroz, risotos e doce de arroz.

Propriedades do arroz integral

A porção central do grão integral é composta majoritariamente por amido. Já sua camada mais externa, além de lipídeos e proteínas, é rica em vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), minerais (manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e potássio) e fibras solúveis e insolúveis (amido resistente, celulose, hemicelulose e pectina). Ele ainda é fonte de compostos fenólicos. Em 100g de arroz integral cozido obtemos 111 Kcal, na sua maioria proveniente de carboidratos (23g). Encontramos ainda 2,6 g de proteínas 1 g de gordura.

O arroz integral apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no tratamento e na condução de várias doenças.

Benefícios do arroz integral

1) O arroz integral auxilia e preserva o intestino

O arroz integral é rico em fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda no funcionamento e na proteção intestinal.

2) O arroz integral é bom para o sistema cardiovascular

O arroz integral apresenta quantidades significativas de magnésio. Este mineral ajuda a regular o ritmo cardíaco, a inibir a agregação das plaquetas e a relaxar o músculo liso dos vasos sanguíneos.

3) O arroz integral é bom para o cérebro

O magnésio também é importante para o cérebro. Ele é necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina. O mineral ainda compensa a ação do cálcio em todo nosso corpo, que participa, por exemplo, do processo de transmissão de impulsos nervosos.

4) O arroz integral é bom contra a asma

Uma dieta rica em grãos integrais e peixe reduzem as chances de ocorrência de asma durante a infância. Estes alimentos contêm agentes anti-inflamatórios, como a vitamina E e o magnésio encontrados nos grãos integrais, e o ômega 3 presentes nos peixes de água fria.

5) O arroz integral ajuda a emagrecer

O arroz integral é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida. Além de ajudar no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos.

6) O arroz integral é bom para os músculos

O arroz integral ajuda no desenvolvimento da massa muscular, pois seu consumo mantém um nível de energia ao longo dia. Esses grãos são considerados carboidratos de digestão lenta, ou seja, após a digestão, a glicose vai sendo liberada de forma mais gradual para a corrente sanguínea.

7) O arroz integral é bom para os diabéticos

O arroz integral previne e ajuda a controlar o diabetes do tipo 2. Uma pesquisa, publicada na revista Diabetes Care, que contou com a participação de mais 2800 pessoas e durou 4 anos, mostrou que o consumo de fibras a partir de grãos integrais reduz os riscos de síndrome metabólica e de resistência à insulina.

Fontes:

http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/arroz-integral-reduz-a-gordura-abdominal

http://noticias.r7.com/saude/mundo-boa-forma/9-beneficios-do-arroz-integral-para-que-serve-e-propriedades-03022016