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Blueberry

Blueberry

O blueberry ou também chamado de mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas, o que lhe garantiu o título de fruta da longevidade. Tanto a casca quanto a polpa da fruta contêm nutrientes capazes de combater os radicais livres, reduzir o colesterol, melhorar a saúde dos olhos e outros inúmeros benefícios para a saúde em geral.

E consumir mirtilo ajuda a saúde sem engordar: cada 100 gramas têm só 32 calorias! É ou não uma fruta do bem?

Benefícios do blueberry para a saúde

O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos.

Estes pigmentos são substâncias de alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

Abaixo, mais alguns benefícios comprovados do mirtilo para a saúde:

Combate o envelhecimento precoce – Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças;

Ação anti-inflamatória e proteção celular – Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2009 sugere que o mirtilo tem ação de proteção celular e anti-inflamatória, conferindo benefícios ao metabolismo no combate às doenças associadas à obesidade;

Ação anticâncer – O mirtilo contêm ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas;

Saúde Cardiovascular – Pesquisas indicam que o consumo regular de mirtilos pode diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres;

Regulação da glicemia – O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose;

Bom para memória e Coordenação Motora – O mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, e por ação do envelhecimento;

Visão – Diversos estudos documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com a melhora da visão noturna e redução da “vista cansada”. Isto torna a fruta uma excelente indicação para aqueles passam muito tempo em frente ao computador.

Como incluir o blueberry no cardápio

Se depois de ler sobre os benefícios desta fruta dos deuses você ficou tentando a incluí-la no cardápio, há várias maneiras de fazer isso. Em sua forma in natura, o blueberry pode ser adicionado à salada de frutas, sucos ou misturada aos iogurtes, sugere Mauro Lisboa, empresário e proprietário da Casa do Mirtilo.

A época dos mirtilos é no verão, mas durante o resto do ano também é possível encontrá-los na forma congelada. Mauro Lisboa explica que o congelamento preserva até 85% das vitaminas e propriedades nutricionais dessa fruta, quando comparada à forma in natura. “O mirtilo congelado pode ser consumido como sucos batidos com água ou outro suco, batido com iogurte (o verdadeiro yogo-berry), e várias outras combinações na alta gastronomia, como tortas, caldas e coberturas para doces e salgados”, sugere o empresário.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/blueberry-conheca-os-beneficios-dessa-fruta-do-bem