Home » Artigos » Cacau em Pó

Cacau em Pó

cacau em pó

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. É, de fato, delicioso, pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor.

Mas será que este benefício atribuído ao chocolate realmente faz sentido? Por que o alimento é tão conhecido por proporcionar sensação de bem-estar?!

A resposta está no cacau, seu principal ingrediente – que, entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina.

Porém, é claro, todo mundo sabe que não é recomendável consumir chocolates em grandes quantidades e com muita frequência. Isso porque, no chocolate, além do cacau, são incluídos diversos ingredientes que o tornam gorduroso, calórico – o que pode, no caso de um consumo exagerado, levar à obesidade e causar outros problemas sérios de saúde.

Dessa forma, a melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.

Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

Benefícios do cacau em pó à saúde

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde

  1. É antioxidante

Fernanda Machado, nutricionista da Nutri Import, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

  1. Melhora o humor

Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

“O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.

  1. É benéfico para o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

  1. É aliado do coração

Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.

O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

  1. Beneficia pessoas com diabetes

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes, pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).

 

Fonte:

Cacau em Pó