Home » Artigos » Chá Verde

Chá Verde

cha-verde

Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”. Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.

Não existe uma tabela nutricional oficial do chá verde, pois a variação de nutrientes na folha depende muito da forma como essa erva foi plantada, adubada e tratada. Até a região em que a Camellia sinensis é plantada interfere em sua composição nutricional. Por isso que ao comparar tabelas nutricionais de diferentes marcas de chá verde, você pode encontrar diferenças, já que elas correspondem a todos esses fatores.

Porém, sabe-se que ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. O chá também é rico em cafeína, a quantidade pode variar de 10 a 86 mg por folha. A quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia, ou 600 ml. Mais do que isso é passível de efeitos colaterais.

Benefícios do chá verde               

  • Atua na composição de gorduras do corpo
  • Traz saciedade
  • Acelera o metabolismo
  • É um potente antioxidante
  • Combate o colesterol
  • Melhora o humor
  • Otimiza a digestão
  • Protege nossa cognição

Benefícios do chá verde com limão

O chá verde com limão ajudar a emagrecer porque combinar o chá verde com limão aumenta o poder desintoxicante do organismo facilitando a perda de peso. Além disso, também aumenta o poder antioxidante do organismo fortalecendo o sistema imune e favorecendo o emagrecendo de forma saudável. Para fazer chá verde com limão é muito simples:

Ingredientes

1 xícara de água

1 colher de chá, do chá verde

Suco de meio limão

Modo de preparo

Adicionar na água fervida as folhas de chá verde e deixar repousar por 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.

Outro benefício do chá verde com limão é que o suco de limão ajuda a disfarçar o sabor amargo característico do chá verde e fica mais fácil beber-se ao longo do dia.

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16714-cha-verde-bebida-que-ajuda-a-diminuir-a-gordura-corporal

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-verde/