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Damasco

Heap of dried apricots spill out canvas bag.

Os damascos são pequenos frutos laranja. Seu cultivo e desde dos tempos antigos e se estende por vários continentes. O damasco contém magnésio, potássio, fósforo, ferro, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5 e outros nutrientes. Aqui estão os 8 benefícios dos damascos para saúde.

Prevenção de Câncer: Os poderosos antioxidantes encontrados no damasco ajuda a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células e DNA. estudos recentes dizem que as sementes do damasco combate o câncer devido ao seu teor laetrile. Laetrila, também conhecida como B17, é uma substância controversa encontrada em sementes (também conhecidos como “poços” ou “grãos”) de damascos.

B17 tem sido observado tanto para o seu potencial de combate ao câncer, como seu suposto efeito tóxico sobre os seres humanos. A FDA proibiu laetrila em 1971, pois contém cianeto, um veneno conhecido. No entanto, estudos recentes têm questionado o seu nível de toxicidade e muitos pesquisadores afirmam que laetrile mata células cancerosas sem efeitos colaterais graves. Mais pesquisas ainda são necessárias e as pessoas devem consultar um médico antes de consumir sementes de damasco.

Ricos em antioxidantes: Os Damascos são uma boa fonte de vitamina C e uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.

Saúde do Coração: O beta-caroteno encontrado no damasco é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

Ricos em fibras: O alto teor de fibras nos damascos oferece uma variedade de benefícios à saúde. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

Saúde dos olhos: As Frutas como damascos, ricos em vitamina A e carotenóides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.

Anemia: Damasco contêm uma boa quantidade de ferro e de cobre, os quais podem contribuir para a formação da hemoglobina.

Saúde da Pele: Esfregando óleo de damasco sobre a pele pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna.

Uso: O damasco é muito rico em betacaroteno, uma das formas de se obter vitamina A, que pode prevenir o acúmulo do colesterol nas artérias, e, portanto, prevenir doenças cardíacas (três pequenos damascos frescos oferecem 2.770 UI de vitamina A; 1/2 xícara – 250 ml – de damascos secos contém 8.175 UI). É também rico em vitamina B2, potássio, boro, ferro, magnésio e fibras, além de auxiliar a normalizar a pressão arterial e as funções cardíacas e a conservar a normalidade dos fluidos do organismo. Não contém nada de sódio nem gordura, portanto, fresco o damasco é recomendado, sobretudo para mulheres, pois é boa fonte de cálcio e excelente fonte de vitamina A.

Compra e conservação: Escolha damascos firmes e frescos, cuja cor varie de amarelo-escuro a laranja. Conserve-os em lugar fresco e seco por até uma semana.

Suco: Escolha damascos firmes e frescos, cuja cor varie de amarelo-escuro a laranja. Não descasque se forem orgânicos, mas não use o caroço. O suco de damasco combina bem com o suco de frutas vermelhas. Cerca de 4 damascos (500 g) rendem 1  1/2 (375 ml) de suco.

Polpa: Damascos secos adoçam mais as vitaminas. Escolha damascos secos sem sulfato, sobretudo em caso de alergia.

Fonte:

http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-damasco-para-saude/