Home » Artigos » Emagrecimento Natural » Goji Berry – Benefícios Além do Emagrecimento

Goji Berry – Benefícios Além do Emagrecimento

Imagem - Beneficios Goji Berry

Fruta tradicional da medicina chinesa, cultivada há mais de 600 anos nos altos montes do Himalaia – no Tibete – o Goji Berry, conhecido tambem como “fruta da longevidade”, destaca-se por ser rico em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais.

Benefícios do Goji Berry

Dentre todos os benefícios do Goji Berry, destacam-se..

Ação Antioxidante, Vitaminas, Combate ao Câncer e Outras Doenças Degenerativas

Seu alto poder antioxidante tem ação na prevenção de doenças como câncer, aterosclerose e diabetes. Sabe-se que uma das origens dessas enfermidades está nos danos ao DNA causados por compostos do oxigênio que atuam livremente no interior das células. O Goji Berry auxilia na redução desses compostos, proporcionando um efeito protetor contra essas doenças.

Mais além, o Goji é uma excelente fonte de vitamina C – 50 vezes superior de uma laranja. Um estudo realizado na Universidade de Tuffs – EUA – publicado em dezembro de 2013 no “Journal of Nutrition” mostrou que o Goji Berry melhora o potencial antigripal, aumentando a atividade das células dentríticas – que são capazes de levar o vírus até as células de defesas do nosso organismo.

Quem consome a frutinha também encontrará uma ótima fonte de vitamina A, E e betacaroteno – concentração superior à de uma cenoura. A presença de vitaminas B1, B2, B6 auxiliam a diminuir fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro. É fonte de selênio e germânio, substâncias que também auxiliam no tratamento contra o câncer. Possui ainda 19 aminoácidos e 21 traços de minerais como ferro, cálcio e magnésio, além de uma quantidade considerável de flavonoides e outros compostos bioativos. Dentre os nutrientes, há uma fonte expressiva de colina, que beneficia a memória e ajuda a manter o equilíbrio corpóreo.

Doenças Cardiovasculares

Outro estudo aponta os benefícios do Goji em pacientes com risco para doenças cardiovasculares. Os Voluntários que consumiram a fruta, tiveram melhora na função plaquetária, beneficiando a normalização da pressão sanguínea, a diminuição do mal colesterol e o aumento do bom colesterol.

Perda de Peso Versus Redução de Gordura

No que se refere a emagrecimento, o Goji Berry não é o alimento mais indicado. Apesar de proporcionar sensação de saciedade, a fruta possui muitas calorias – 100g de Goji desidratada tem cerca de 256 kcal – sendo necessário o consumo de grandes quantidades para se ter algum benefício para o emagrecimento. Contudo, com alta concentração de polissacarídeos – substancias que aumentam a atividade energética orgânica -, auxilia na redução da gordura corporal melhorando a massa muscular.

Estimulante Sexual

Ainda controverso, existe estudos que relacionam o Goji como estimulante sexual. Estudos recentes indicaram que o fruto ajuda a melhorar a performance endócrina e consequentemente, os níveis de testosterona, melhorando a libido tanto no homem como na mulher.

Como Consumir

É recomendado a ingestão de 15 a 45 gramas por dia pela manhã, antes de atividades físicas. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos, iogurtes ou in natura.

Na forma desidratada, recomenda-se o consumo juntamente com líquidos para hidratar as fibras e potencializar seus efeitos.

Finalizando…

Certamente, O Goji é um importante aliado na prevenção de doenças e manutenção da saúde, proporcionando mais qualidade às pessoas que o consomem. Mas lembrem-se: nenhum produto natural é solução exclusiva se não houver a combinação entre alimentação saudável com exercícios físicos regulares.

Deixe uma resposta