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Farinha de Açaí

farinha de açaí

A farinha de açaí é obtida através da trituração do caroço seco, que serve como ingrediente complementar de pães, bolos e biscoitos, quando misturado ao trigo, a qual possui muito mais valor nutricional do que as receitas tradicionais, uma vez que o caroço é rico em lipídios e vitamina E, que ajudam a combater radicais livres, pois é um antioxidante natural. Possui também alta concentração de fibras, que associada a uma adequada hidratação auxilia no funcionamento do intestino. Possui também vitamina B1 e B2, as quais protegem os olhos e estimulam a memória.

A farinha possui antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres, prevenção de diversas patologias. Estudos estão sendo realizados para comprovar que o consumo de todas as partes dos alimentos garantem diversos benefícios á saúde. Farinhas obtidas por partes muitas vezes não consumidas dos alimentos estão sendo utilizadas para enriquecer refeições.

O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, Já a farinha de açaí não tem lipídios. Sendo considerada de baixa caloria e contém bastante fibra. Para potencializar seus benefícios é necessária adequada hidratação para auxiliar no funcionamento do intestino. A farinha de açaí é indicada para o atleta devido os benefícios revigorantes da fruta, e com uma vantagem, a farinha possui metade das calorias da polpa. Ela pode ser inserida no cardápio como ingrediente complementar de pães, bolos e biscoitos, ou também ser acrescentada em iogurtes e sucos compostos.

Não há uma recomendação específica, porém o consumo médio não deve ultrapassar duas colheres de sopa ao dia.

Fibras, proteínas, gorduras do bem, potássio, vitaminas B1, B2 e E, além de um mix poderoso de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios fazem parte do pacote de nutrientes da farinha de açaí.

“Ela age prevenindo lesões que os radicais livres podem causar, isto faz que as nossas células e, em consequência, nossos órgãos funcionem adequadamente, prevenindo uma série de doenças”, afirma a nutricionista funcional Barbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno, em São Paulo.

Mas será que a versão em pó preserva todos os nutrientes da fruta? Segundo estudo publicado pela Revista Brasileira de Farmacognosia, não há diferença significativa entre as gorduras benéficas encontradas na fruta daquelas encontradas no caroço, que serve de matéria-prima para o preparo da farinha.

“Sendo assim, podemos afirmar que os benefícios das gorduras insaturadas, que estão associados à boa aparência da pele e ao desenvolvimento mental, e os benefícios antioxidantes da vitamina E são mantidos”, atesta Barbara Sanches.

A farinha de açaí pode ser também uma aliada importante na hora da malhação. “Ela é indicada para atletas, devido à sua ação revigorante”, esclarece a nutricionista clínica especializada em nutrição funcional Mariana Oliveira de Assis Exel, do Hospital Samaritano, de São Paulo.

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