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Farinha de Beterraba

farinha de beterraba

A farinha de beterraba é rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser a farinha feita pelo o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro.

Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante. Dentre os benefícios que traz ao organismo, é possível destacar: a recomendação para anêmicos por sua riqueza em ferro, recomendado para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e também para quem tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante.

As pessoas com dentes fracos, atacados de piorréia, devem fazer uso pelo menos três vezes por semana. Também é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado.

Substituta da farinha de trigo

A Farinha de Beterraba é uma alternativa à farinha de trigo, pois não causa diferença nas preparações e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica, além de não conter glúten e ser rica em fibras.

Benefícios

A farinha de beterraba combate o cancro

O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.

A farinha de beterraba é rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

A farinha de beterraba é rica em vitamina c

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina c, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.

A farinha de beterraba protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, e seu hdl (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.

A farinha de beterraba ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.

Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de alzheimer e diabetes tipo-2.

A ingestão diária recomendada de colina foi estabelecida em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No idi foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.

A farinha de beterraba protege contra defeitos congénitos

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina b, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.

Sugestão de consumo

  • Recomenda-se ingerir duas colheres de sopa de farinha de beterraba, preferencialmente durante as refeições;
  • Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou outros alimentos;
  • Também pode ser usada em sucos, vitaminas e shakes.

Fonte:

Farinha de Beterraba