Home » Artigos » Farinha de Beterraba: Enfim um substituto à altura trigo

Farinha de Beterraba: Enfim um substituto à altura trigo

Post--farinha-beterraba

Produto chega ao mercado como alternativa para os que buscam alimentos sem glútene com mais nutrientes

A moda do momento é uma alimentação com menos glúten possível. Isso porque a proteína tem sido apontada por especialistas em alimentação como causa do ganho de peso, inchaço abdominal, entre outros incômodos.  Então se a meta é cortar o glúten, a ordem é retirar da dieta pães, bolos, biscoitos, macarrão, entre vários outros alimentos tão consumidos pelo brasileiro. E é aí que fica o grande desafio: como substituir uma farinha tão versátil como a de trigo na elaboração de receitas?

O glúten é o responsável pela elasticidade das massas e é o que faz o pão crescer, o bolo ficar bonito, com a textura e o ponto ideal.  E foi pensando neste novo cenário da alimentação saudável que a Viver Bem Produtos Naturais incluiu em sua linha de produtos a Farinha de Beterraba. O alimento surge como um dos poucos substitutos realmente à altura da farinha de trigo no quesito versatilidade, para a elaboração de receitas. “É um dos produtos mais fáceis de combinar nas receitas e obtém elasticidade e textura muito próximas daquelas preparadas com trigo, com um ganho incomparável de nutrientes”, explica a nutricionista da Viver Bem, Isabela Carvalho.

A Farinha de Beterraba não contém glúten é rica em vitamina A, B1, B2, B5, B9, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, magnésio e manganês. Além de se sobressair por ser a farinha feita pelo o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. A Farinha de Beterraba ainda tem a vantagem de ser pouco calórica.

O consumo constante da Farinha de Beterraba pode previnir a anemia, por ser uma excelente fonte de ferro, de potássio e ácido fólico. Por causa das fibras, a farinha auxilia ainda no bom funcionamento do intestino.

Sugestão de uso da Farinha de Beterraba:

 

Recomenda-se ingerir duas colheres de sopa de farinha de beterraba, preferencialmente durante as refeições. Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou outros alimentos. Também pode ser usada em sucos, vitaminas e shakes.

 

 

Omelete Funcional de Farinha de Beterraba

 

– 2 ovos

– 1 tomate médio picado, sem sementes;

– 1/2 cebola média

– 2 dentes de alho amassados

– Sal a gosto

– 2 colheresde sopa de farinha de beterraba

– 2 colheres de sopa de óleo de coco

– 1 colher de sopa de gergelim branco

Mode de preparo: bata os ovos, acrescente a farinha de beterraba primeiro e depois os demais ingredientes. Coloque o óleo de coco numa frigideira e deixe aquecer. Coloque aos poucos a massa da omelete. Depois de aberto na frigideira, jogue por cima o gergelim. Vire e deixe dourar dos dois lados.