Home » Artigos » Farinha de Linhaça

Farinha de Linhaça

farinha de linhaça

Pois é, o consumo de linhaça dourada na forma de farinha pode ajudar a afinar a cintura e mandar para o espaço aqueles quilinhos indesejados. Isso, é claro, se o seu consumo for acompanhado de uma dieta equilibrada e da prática de atividades físicas, pois não existe milagre.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

Quem já passou pela seção de produtos naturais do supermercado deve ter dado de cara com dois tipos de linhaça – a marrom e a dourada. E também deve ter observado que a do tipo dourada é bem mais cara que a outra, sobretudo na forma de farinha.

A principal diferença entre elas é o conteúdo de ômega 3, ômega 6 e proteínas, que tende a ser maior na linhaça dourada. Já a questão do preço se deve ao fato da linhaça dourada ser importada do Canadá – que aliás é o maior produtor mundial de sementes de linhaça.

Podemos dizer, portanto, que há mais benefícios da farinha de linhaça dourada do que da linhaça marrom, sobretudo na forma de farinha, pois ser mais nutritiva que sua semelhante.

Por que você deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça dourada colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes e principalmente o óleo da linhaça contido nas sementes seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça dourada na forma de farinha (sem peneirar).

Propriedades da Linhaça

A linhaça é a semente do linho, planta cujas fibras dão origem a tecidos e que já era utilizada pelos egípcios há pelo menos 3 mil anos antes de Cristo. Da semente da linhaça extrai-se tanto a farinha como o óleo, muito utilizado na culinária e na indústria cosmética.

A farinha obtida a partir da moagem da linhaça é uma excelente fonte de ômega 6 e ômega 3 (também conhecido como ácido Alfa-linolênico, ou ALA), dois tipos de ácidos graxos que podem ser benéficos contra uma série de condições, que vão desde problemas com colesterol elevado até intestino preso e inflamações cardíacas.

Benefícios da farinha de linhaça dourada

A presença de ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais conferem à farinha de linhaça o status de um alimento funcional altamente nutritivo. Confira os principais benefícios da farinha de linhaça dourada à saúde e à boa forma:

– Controle do Peso

– Oferece proteção contra o câncer de mama

– Previne a Diabetes

– Melhora as taxas de colesterol

– Regula a Pressão Arterial

– Combate Inflamações

– É uma grande amiga do coração

– É um excelente alimento para o sistema nervoso

Fonte:

8 Benefícios da Farinha de Linhaça Dourada – Como Fazer, Como Usar e Receitas