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Farinha de Uva

farinha de uva

A uva é um dos últimos alimentos a serem “transformados” em farinha. Para quem não tem hábito de consumir a fruta ou acredita que a uva engorda, a farinha pode ser uma boa alternativa para encaixar no cardápio, uma vez que é prática e carrega consigo todos os benefícios da uva. A farinha de uva pode auxiliar na perda de peso, contribuir para a saúde do coração, e ainda ser utilizada para combater radicais livres, já que contém um alto teor de antioxidantes. Assim, a farinha de uva previne o envelhecimento precoce e doenças a ele associadas.

Os carboidratos são o principal destaque da farinha de uva, sendo responsáveis pela composição de 54% do alimento. Ou seja, para cada 100 g da farinha, obtemos 54 g do nutriente. Ou o equivalente a 3,24 g por colher de sobremesa (6 g). A mesma colher fornece ainda 12,9 calorias, 0 g de gordura e 0,2 g de proteínas.

Principais nutrientes da farinha de uva (por porção de 100g):

Calorias: 214 kcal

Proteínas: 3,33 g

Gorduras: 0 g

Fibras: 3,4 g

Cálcio

Ferro

Magnésio

E além dos nutrientes acima, há uma observação importante para quem está de olho na balança: a farinha de uva não contém glúten, a famosa proteína presente no trigo que muitos têm evitado, pois pode causar inflamações e inchaço.

Dentre as populares farinhas de frutas (maracujá, laranja, banana verde) a de uva é considerada uma das mais benéfica à saúde, pois mantém uma série de antioxidantes presentes na fruta fresca, como os flavonóides – entre eles o resveratrol.

Conheça alguns dos principais benefícios da farinha de uva:

  1. É fonte de antioxidantes
  2. Pode auxiliar no controle de peso
  3. É um excelente alimento para quem pratica atividade física
  4. Previne o câncer
  5. Controla a glicemia e previne o diabetes
  6. Melhora os níveis de colesterol
  7. Protege o coração
  8. Mantém a saúde da pele
  9. Previne varizes
  10. Fortalece a visão

A farinha de uva pode ser utilizada para substituir parte da farinha de trigo em receitas de pão, bolo, tapioca, panqueca e biscoitos. Outras sugestões de consumo da farinha de uva são adicioná-la ao shake pré-treino, ao suco desintoxicante ou até mesmo para engrossar o mingau e o caldo da sopa.

Para quem pretende somente acrescentar a farinha à dieta sem utilizá-la em receitas, uma colher ao dia misturada a um copo de água já é mais do que suficiente para obter os benefícios da farinha de uva sem exagerar nas calorias. Utilizada dessa maneira, a farinha fornece todos os benefícios do suco de uva.

 

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-farinha-de-uva-como-fazer-como-usar-e-receitas/