Home » Artigos » Gengibre em Pó

Gengibre em Pó

gingembre6

O gengibre é uma planta herbácea muito conhecida pelo sabor delicioso e particular que oferece às comidas e pelas múltiplas propriedades que oferece: temperar alimentos, coadjuvante na perda de peso, aliviar a tosse e melhorar os sintomas do resfriado.

É comum encontrar a raiz do gengibre que em geral é a que utilizamos para fins culinários e medicinais; no entanto, no mercado também podemos encontrar o gengibre em pó, que oferece uma forma mais prática de utilizar este tubérculo.

A primeira coisa que você deve saber sobre como usar o gengibre em pó é que esta modalidade de gengibre é bem mais concentrada, por isso deve-se ter cuidado na hora de utilizar. O recomendável é usar uma menor quantidade da que se utiliza com o gengibre de raiz e evitar o excesso, já que seu sabor e cheiro é bem mais forte e difícil de tolerar.

O gengibre em pó pode ser usado como alternativa medicinal, mas como seu sabor é muito forte não se recomenda consumir o pó diretamente. O ideal é introduzir o gengibre em pó em cápsulas ou comprimidos de gel para criar uma espécie de pastilha. Isto permitirá que ao tomar a cápsula, não se perceba o sabor tão forte do gengibre em pó e seu uso será tão prático como tomar qualquer outro medicamento.

Esta modalidade do gengibre é a mais usada para a preparação do chá de gengibre, pois oferece esse toque picante que tanto caracteriza a infusão.

Outra forma de usar o gengibre em pó é utilizando-o como tempero na comida. O gengibre tem a propriedade de ser um grande condimento na preparação de sopas, guisados, purês, carnes, peixes, molhos, entre outros, oferecendo um toque que, dependendo da quantidade utilizada, pode ser picante, doce ou amargo.

No entanto, como o gengibre em pó é bem mais concentrado que a raiz é necessário ter cuidado com a quantidade que se utiliza. A melhor forma de usar o gengibre em pó na cozinha é começar utilizando meia colher de chá para temperar ou condimentar carnes e ir provando o sabor até conseguir o ponto desejado. Ao usar gengibre em pó também deve saber que quando se cozinha perde um pouco do sabor, mas nunca seu aroma.

O gengibre em pó também oferece excelentes benefícios medicinais para o tratamento da tosse.

Para tratar os calafrios e sintomas próprios do resfriado comum, pode usar o gengibre em pó para fazer uma infusão que ofereça ao organismo o descongestionamento e calor que precisa. Prepare o chá de gengibre em pó e adicione o suco de meia laranja para que a vitamina C desta fruta junto com as propriedades medicinais desta planta ajude a aumentar as defesas do organismo e a combater o resfriado.

Por último, ao usar gengibre em pó deve saber que com o passar do tempo este vai perdendo suas propriedades, aroma e sabor, por isso não é recomendável usar gengibre em pó que tenha em casa há mais de um ano.

Fontes:

http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-usar-o-gengibre-em-po-18836.html