Home » Artigos » Granola

Granola

granola

Granola é um termo comercial criado pelo americano W. K. Kellogg, fabricante de cereais matinais há mais de cem anos. Sua fórmula original, de acordo com o Oxford English Dictionary, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho. O alimento ainda é um dos mais consumidos pelos americanos no café da manhã e ultimamente foi adicionado à mesa dos brasileiros. Por aqui comemos granola com leite, coalhada, frutas frescas, iogurte, na forma de barras de cereal, sobre sorvete e açaí e mesmo pura.

Atualmente a granola é composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas tostadas com açúcar mascavo ou mel. E para que serve a granola exatamente?

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem come e, principalmente, muito prático. Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.

Quando feita com ingredientes balanceados, os benefícios da granola são numerosos para à saúde. Mas é preciso estar atento à sua composição. Dependendo do tipo de gordura dos alimentos adicionados a receita e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta. Para ser boa, é preciso que a granola contenha fibras em abundância, e seja pobre em calorias e açúcares.

Benefícios da granola:

1 – Baixa o colesterol

2 – Ajuda a perder peso

3 – Melhora a saúde do coração

4 – Aumenta a energia vital

5 – Previne anemia

6 – Ajuda a baixar os níveis da pressão arterial

7 – Aumenta a cognição

8 – Melhora a aparência da pele e dos cabelos

9 – Ajuda a controlar o diabetes

10 – Ajuda na prevenção do câncer

 

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-granola-para-que-serve-e-propriedades/