Home » Artigos » Sal Marinho

Sal Marinho

sal marinho

Ao contrário do que a crença popular diz, consumir o sal não é prejudicial à saúde, desde que seja na quantidade correta ou ainda, se trocarmos o refinado pelo sal marinho.

O sal marinho contém uma boa quantidade de sódio, mineral que tem como sua principal função, a regulação da quantidade de líquido extracelular, o volume de plasma sanguíneo e participa da constituição do nosso esqueleto, estando cerca de 35% a 40% do total de sódio do organismo contido nele.

O sódio também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular.

A questão que coloca o sal como um “vilão” da alimentação é o processo de refinamento pelo qual o sal refinado passa, para chegar branquinho e com grãos uniformes a nossa mesa.

Nesse refinamento o sal perde vários nutrientes e ganha quantidades de iodo de potássio em altos níveis, quase sempre níveis tóxicos. Por não passar por esse processo químico de refinamento, é que o sal marinho tem ganhado espaço nos últimos anos.

A troca do sal refinado pelo sal marinho ajuda nosso corpo em vários aspectos e é mais saudável que o sal comum, devido ao seu teor mais baixo em sódio e seu refinamento natural.

Por esse motivo também, o sal marinho é recomendado para pessoas com problemas cardíacos, obesos, para diminuir a retenção de líquidos ou simplesmente para cuidar mais da saúde.

Benefícios do sal marinho!

O sal marinho é seco naturalmente, ao sol e não passa por nenhum processo de refinamento. Por isso ele contém quantidades microscópicas de vida marinha, iodo natural, uma coloração menos branca e é levemente mais úmido do que o sal refinado. Ele também apresenta um sabor mais forte, do que o seu concorrente.

Devido a esse não refinamento, o sal marinho mantém minerais como o magnésio e outros minerais, ajudando na produção de enzimas, de transmissão nervosa, na formação óssea, na prevenção de doenças cardíacas e na criação de esmalte para os dentes.

Ele também traz alguns dos benefícios como fornecer cloreto de sódio, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono e ainda se mostra como uma excelente opção para quem deseja ter o equilíbrio do peso.

Ele ainda ajuda no desenvolvimento cerebral, na estabilização dos batimentos cardíacos, na regulação da pressão arterial, permite um sono mais profundo, relaxante e longo e ainda ajuda a limpar a mucosa e evita a congestão nasal.

 

Fontes:

http://www.dietaebeleza.com/quais-os-beneficios-do-sal-marinho/